segunda-feira, 28 de junho de 2010
Citação do Dia [9]
«Um assunção generalizada, e que a maior parte das pessoas da nossa sociedade aceitam, é que a fé religiosa é especialmente vulnerável à ofensa e deve ser protegida por uma parede de respeito incrivelmente espessa; um respeito tal, que é até diferente daquele que as pessoas devem umas às outras».
- Richard Dawkins
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Algumas Perguntas
terça-feira, 22 de junho de 2010
O Trunfo dos Porcos
Diz assim o nº. 4 do artigo 34º da Constituição da República Portuguesa:
«É proibida toda a ingerência das autoridades públicas na correspondência, nas telecomunicações e nos demais meios de comunicação, salvos os casos previstos na lei em matéria de processo criminal».
Pacheco Pereira sabe isto muito bem.
E se não sabia, ficou a saber quando o próprio Mota Amaral tomou a decisão de não permitir referências a escutas telefónicas na Comissão Parlamentar de Inquérito ao «Caso PT/TVI».
Imagine-se que Mota Amaral era do PS…
Mas, mesmo assim, Pacheco Pereira escolheu o patético voyeurismo de ler as transcrições das escutas e vir cá para fora classificá-las publicamente de «avassaladoras».
Depois, ainda ameaçou divulgar publicamente aquilo a que tinha tido acesso só porque é deputado.
Finalmente, decidiu fazer uma espécie de relatório alternativo sob a capa de uma declaração de voto, para as conclusões a que já tinha chegado muito antes de a Comissão de Inquérito ter sequer começado.
Esta é uma atitude inquestionavelmente sabuja de quem, com o único objectivo de um ganho político, pretende colaborar no assassinato de carácter de um cidadão, seja ele ou não primeiro-ministro.
As escutas telefónicas roubadas ao âmbito de um processo-crime, à revelia da Constituição e espezinhando as mais básicas noções de ética, foram o trunfo que Pacheco Pereira tirou da manga para colaborar na autêntica nojeira que esta Comissão de Inquérito constituiu desde o princípio.
Como é óbvio, isso classifica-o perfeitamente como político.
Mas, sobretudo, como pessoa.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
O Homem da Bomba de Gasolina
É tão simples como isto:
Portugal devia à memória de José Saramago uma representação ao mais alto nível no seu funeral.
Ora, se o artigo 120º da Constituição da República Portuguesa determina que o Presidente da República representa a República Portuguesa, então o Presidente Aníbal Cavaco Silva deveria ter estado no funeral de José Saramago.
E não esteve.
É o Presidente que temos: ora se envolve em querelas mesquinhas com jornais, ora em manobras político-constitucionais de baixo nível, ou então promulga uma lei com que não concorda nem política nem ideologicamente, com uma explicação cretina e absolutamente abaixo de cão.
Um verdadeiro Estadista teria assumido uma atitude política vertical e coerente com os seus princípios, e teria vetado a lei do casamento homossexual; um badameco qualquer promulgou-a considerando que o seu veto seria um gesto político inútil e, pasme-se, pouco consentâneo com a “crise”.
Um verdadeiro Homem de Estado teria comparecido em representação do povo que o elegeu no funeral de um dos mais brilhantes homens da cultura portuguesa, galardoado com o Prémio Nobel; o mesmo badameco optou por continuar umas férias de família à distância de um par de horas de voo e, como um qualquer Sousa Lara, preferiu desonrar a memória de quem merece a consideração da maioria do povo português.
Mas talvez tenha sido melhor assim:
Se Saramago merecia uma representação ao mais alto nível, talvez tenha sido melhor Cavaco Silva não ter comparecido…
sexta-feira, 18 de junho de 2010
A eleição do novo Papa
quinta-feira, 17 de junho de 2010
My Girl
quarta-feira, 16 de junho de 2010
O raio que o parta!
A cidade de Monroe no estado norte-americano do Ohio é conhecida pela sua gigantesca estátua representando Jesus Cristo a partir da cintura e com os braços estendidos para cima.
Conhecida pelo nome de “King of Kings”, a estátua foi construída em plástico e fibra de vidro e, com os seus quase 20 metros de altura, constituía um marco e um orgulho para aquela pequena cidade.
Até que o milagre aconteceu:
- No passado dia 14 de Junho a estátua foi atingida por um raio e ardeu por completo.
No pequeno filme aqui ao lado podemos ver as imagens repousantes e de rara beleza da famosa estátua a ser consumida pelo fogo.
Lindo!
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Olha mãe sem dentes!
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Ama o próximo como a ti mesmo
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Venez comme vous êtes
Este é o novo anúncio da McDonald’s em França.
Não sem vir acompanhado das reacções homofóbicas do costume.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo
Teresa Pires e Helena Paixão casaram-se hoje na Conservatória do Registo Civil de Lisboa e tornaram-se assim no primeiro casal homossexual a contrair casamento civil em Portugal.
A Teresa e a Helena vivem juntas há mais de oito anos com a Marisa e a Beatriz, as duas filhas de ambas.
Mais notícias:
RTP
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Press Release
Este é o comunicado que hoje vai ser distribuído à comunicação social.