quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

 

Uma simples declaração…



Como aqui comentei, o Papa Bento XVI decidiu levantar a excomunhão a quatro bispos ultra-conservadores que haviam sido consagrados pelo ultra-fanático arcebispo Marcel Lefebvre.

Mas certamente não contava com a indignação que se levantou um pouco por todo o mundo, principalmente quando se soube que um desses bispos, Richard Williamson, tem a singular particularidade de partilhar com o presidente iraniano e com os mais afamados partidos neo-nazis a ideia de que o Holocausto não existiu, e que não passa de «um esquema dos judeus para extorquir dinheiro aos alemães».

Mas o Papa Bento XVI não é pessoa para se ir abaixo facilmente, e num instantinho já resolveu o problema.

De facto, segundo noticia o «El País» o Vaticano ordenou ao bispo Richard Williamson que se retracte das suas palavras «inequívoca e publicamente». Isto, se quiser continuar a ser prelado da Igreja Católica.
E pronto. Com esta simples declaração o assunto fica resolvido!

Pois é:
Repare-se que o Vaticano não se retractou, ele próprio, da revogação da excomunhão ao bispo Richard Williamson quando afinal soube que tipo de pessoa tinha acabado de acolher no seio do seu clero.

Claro está que também não ordenou ao bispo que mudasse de opinião. Como é óbvio, isso não seria possível.
A solução encontrada pelo Vaticano foi bem mais simples:
- O ilustre bispo terá simplesmente de se retractar «inequívoca e publicamente» das suas afirmações.

Acontece que toda a gente sabe que, por muitas declarações que faça, este bispo continuará a ter a mesma opinião e continuará a ser precisamente a mesma pessoa.

Só que, pelos vistos, nada mais é preciso do que uma simples declaração pública que toda a gente saberá que é absolutamente falsa, hipócrita e inequivocamente desonesta, para que estejam finalmente reunidas todas as condições para que o bispo Richard Williamson continue a fazer parte do ilustre clero da Igreja Católica.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com