domingo, 7 de março de 2010
Deontologia Profissional
A «Agência Lusa» cita uma “fonte judicial” para informar que os investigadores do caso Freeport estão actualmente a ler o relatório pericial para ver se há lacunas ou contradições, não tendo na sua posse novos indícios que justifiquem uma deslocação a Londres.
A mesma “fonte judicial” afirmou ainda que os investigadores estão a fazer as “diligências complementares necessárias, mas que não passam por uma deslocação a Londres, nem essa questão foi suscitada”.
Mais ainda, essa fonte não faz referência a qualquer tipo de “novos indícios” contra o primeiro-ministro.
Perante esta informação, o que noticia o «Expresso»?
Com esta capa extraordinária, o «Expresso» proclama:
«PJ em Londres para investigar novas pistas contra Sócrates»
Não é preciso imaginar as conversas tidas na reunião da redacção do «Expresso» onde tantos profissionais de gabarito se reuniram para congeminar esta primeira página e a verdadeira intenção com que o fizeram.
Já não falo sequer nas pessoas que engolem, já acriticamente, tudo aquilo que lhes dão a comer nas primeiras páginas dos jornais, ou em ridículas e inverosímeis declarações feitas perante comissões parlamentares pateticamente ridicularizadas.
Mas esta é mais uma notícia que mostra bem como anda o jornalismo português e quais as noções de ética e de deontologia profissional de tantos profissionais da nossa comunicação social.