sábado, 29 de novembro de 2008
A Religião PCP
Realiza-se este fim-de-semana o XVIII Congresso do Partido Comunista Português.
Sendo um partido com assento na Assembleia da República, será interessante saber que projecto político defende o PCP para Portugal.
Para isso, nada melhor do que dar uma olhadela às «teses» que serão apresentadas ao Congresso e que, como é óbvio, serão todas aprovadas por unanimidade.
Vejamos então algumas passagens, respigadas ao acaso:
«No Iraque, no Afeganistão, na Palestina, no Líbano, em Cuba e na Venezuela, assim como na Síria, no Irão, na República Democrática Popular da Coreia, nos Balcãs, na Colômbia ou em Chipre, prosseguem batalhas decisivas para o futuro desses povos e para a estabilidade nas respectivas regiões que merecem a activa solidariedade dos comunistas portugueses».
«O exemplo revolucionário de Cuba socialista, a defesa intransigente da sua soberania…»
«A solidariedade com Cuba socialista é um imperativo de todas as forças revolucionárias e amantes da paz».
«…significado histórico universal da Revolução de Outubro, no empreendimento pioneiro de uma nova sociedade na URSS e demais experiências históricas do socialismo».
«A contribuição da URSS e, posteriormente, do campo dos países socialistas, para os grandes avanços de civilização verificados no século XX foi gigantesca».
«…e o povo português contou com a solidariedade internacionalista dos povos da União Soviética e demais países Socialistas».
«Importante realidade do quadro internacional, nomeadamente pelo seu papel de resistência à «nova ordem» imperialista, são os países que definem como orientação e objectivo a construção duma sociedade socialista – Cuba, China, Vietname, Laos e R.D.P. da Coreia».
E pronto:
É só para sabermos o que pensam os simpatizantes e os militantes do Partido Comunista Português, e qual o modelo político que preconizam para Portugal.