segunda-feira, 10 de novembro de 2008

 

Quando o Papa tem razão...



Joseph Ratzinger, por alcunha o Bento XVI, continua indiferente à polémica causada pela sua determinação em beatificar e canonizar o Papa Pio XII.

Saindo mais uma vez em defesa de um dos seus mais polémicos antecessores, Bento XVI qualificou Pio XII como «uma figura de grande envergadura histórica e teológica» e que «o seu magistério se qualifica pela sua vasta e benéfica amplitude e também pela sua excepcional qualidade».

O Papa Bento XVI (que na foto aqui à esquerda podemos ver devidamente fardado de padre e a fazer a saudação nazi) deve saber muito bem o que diz, quando afirma que 50 anos depois da morte de Pio XII «o seu fecundo magistério permanece também hoje um valor inestimável para os cristãos».

E acrescenta:
«Não é de estranhar, portanto, que o seu ensinamento continue hoje a irradiar luz na Igreja».

Pois tem o Papa Bento XVI toda a razão:
- Ainda hoje Pio XII «irradia luz» na Igreja Católica. Claro que os exemplos dessa «irradiada luz» são inúmeros, e cada um deles só por si justificará, decerto, a sua canonização.

Por isso, e para provar que Bento XVI está carregado de razão, nada melhor do que, através de uma singela foto, aqui deixar um pequeno exemplo dessas virtudes de Pio XII (entre as quais se contam a concessão de passaportes diplomáticos de Vaticano a criminosos de guerra nazis), que em breve o guindarão à qualidade de Santo da Igreja Católica.
Precisamente uma foto onde podemos ver Pio XII a assinar a célebre «Reichskonkordat», a Concordata que celebrou com a Alemanha de Adolf Hitler.

De facto, tal como diz Bento XVI, meio século depois da sua morte «os ensinamentos de Pio XII continuam a servir de inspiração para os católicos de todo o mundo»!




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com