terça-feira, 4 de setembro de 2007
Os Inimigos da Razão
No regresso de férias, nada melhor do que assistir a estes dois documentários da autoria de Richard Dawkins (um pouco longos mas absolutamente fantásticos e imperdíveis) sobre a forma como a organização da fé e os valores religiosos primitivos determinam em concreto as nossas vidas.
Nestes dois filmes Richard Dawkins considera que a Ciência e a Razão travam actualmente uma autêntica batalha contra aquilo que denuncia como a «epidemia de uma forma de pensar irracional e supersticiosa».
Richard Dawkins afirma que, como cientista, não pensa que a nossa actual tolerância perante as superstições irracionais seja inócua ou inconsequente pois, pelo contrário, numa época em que aquelas visivelmente ganham terreno e a Razão e a Ciência são quotidianamente atacadas, elas acabam por pôr objectivamente em perigo a nossa própria civilização.
Porque a Razão e a Ciência estão na origem do progresso da Humanidade e constituem a nossa única defesa contra os fundamentalismos religiosos e contra todos aqueles que lucram e se aproveitam do obscurantismo e da ignorância.
- Primeira parte (Os Escravos da Superstição):
http://video.google.com/videoplay?docid=-2293483151556804649
- Segunda parte (O Serviço Irracional de Saúde):
http://video.google.com/videoplay?docid=6004927014381716642