terça-feira, 18 de setembro de 2007

 

Citações de Ateus Famosos



O «Texas Observer» noticia que Rick Perry, o Governador do Estado do Texas, um conhecido fanático fundamentalista cristão, defensor e crente acérrimo do «Inteligent Design» (esse tão piedoso eufemismo para o «Criacionismo»), nomeou recentemente para director do «Conselho de Educação Estadual» um ilustre correligionário seu de nome Don McLeroy que, tal como ele, acredita (entre outras coisas) que o mundo foi criado em seis dias e há pouco mais de 6.000 anos.

Esta nomeação é interpretada como uma reacção à derrota política que a facção mais fanática e radical daquele Conselho de Educação sofreu em 2003, quando não conseguiu fazer incluir o «Criacionismo», a par do Evolucionismo, no estudo das disciplinas de ciências e de biologia de todas as escolas e Universidades do Estado do Texas.

Mas é também vista como um reforço da posição e da influência dos criacionistas naquele mesmo Conselho, o que faz temer que em breve aquelas almas piedosas possam conseguir os seus intentos, e que tornem o “estudo” do «Criacionismo» obrigatório em todo o Texas.
Seja a par do Evolucionismo seja até (se for feita a vontade às facções mais radicais), em sua completa substituição!

*

Foi precisamente a propósito desta notícia que me lembrei, e que aqui deixo, este citação de Sam Harris (numa tradução como de costume um pouco livre) retirada do seu livro (que se seguiu ao extraordinário «The End Of Faith) «Letter To A Christian Nation»:

«Um dos maiores desafios com que a nossa civilização se depara neste século XXI consiste na necessidade de que todos os seres humanos aprendam a falar livremente das suas mais profundas preocupações – seja sobre a ética, seja sobre as suas experiências espirituais, seja até sobre a própria inevitabilidade do sofrimento humano – mas de uma forma que não seja flagrantemente irracional.
«É por isso que precisamos desesperadamente de uma opinião pública que encoraje o pensamento crítico e a honestidade intelectual.

«Mas, o que é verdade, é que neste momento nada impede mais a concretização desse objectivo do que o respeito e a tolerância que propiciamos à fé religiosa».




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com