quarta-feira, 5 de setembro de 2007

 

Citações de Ateus Famosos - I



Para quem não sabe, o título deste BlogRandom Precision – deve-se a uma passagem da letra da canção “Shine On You Crazy Diamond” dos Pink Floyd, dedicada a Syd Barrett.

Significa mais ou menos «Precisão Aleatória» que, como está bom de ver, tem antes de mais um significado “contraditório no seus próprios termos”.

Vem isto a propósito de um Blog que tem também um título muito curioso e engraçado e também "contraditório nos seus próprios termos" e que, por isso mesmo, e de certo modo, é uma espécie de «compagnon de route» do Random Precision.

Chama-se tal Blog «Teologia».
De facto, a palavra “teologia” tem um significado etimológico que, como toda a gente sabe, decorre do grego “theós” (que significa Deus), mais “lógos” (que significa “tratado” mas também “razão”).

Sendo assim, daqui se envia um abraço de blogosférica solidariedade ao «Teologia», um Blog que pelo seu título contraditório nos próprios termos (Deus + Razão) se tornou «colega» do Random Precision.

Pois bem:
Tomei conhecimento do «Teologia» muito recentemente, a propósito de uma referência que ali é feita ao «Random Precision» e também ao «Devaneios Desintéricos» num post a que foi dado o título de «Fundamentalismo Ateu» e onde ambos os Blogs são “acusados” de «para além de serem anti-clericais, defenderem um elitismo bacoco e quase xenófobo dando uso a um tipo propaganda que quer fazer passar o ateu como o ser esclarecido, científico, lógico, quase uma raça à parte e mais evoluída por oposição ao homo religiosus que é por sua vez um ser baixo na escala de evolução que não se consegue livrar dos mitos dos antepassados e das suas mentiras e por isso só pode ser alvo de chacota. A imagem de Deus, muitas vezes apresentada nestes blogs, é de um Deus mau, tirano e ainda para mais criado para oprimir e explorar as classes mais pobres e menos instruídas».

Que mais há a dizer?
É, de facto, uma auto-crítica brilhante!

Por isso, embora o texto merecesse mais algumas considerações, que por falta de tempo terei de deixar para mais tarde, penso que por agora e perante este «mea culpa», este autêntico «enfiar da carapuça» que este articulista tão teólogo (passe a contradição nos próprios termos) tão sinceramente faz, e ainda face ao quanto já foi escrito a esse propósito no «Devaneios Desintéricos», por agora bastaria.

Mas, de facto, não podia acabar por aqui.
Na verdade, face à acusação de anti-clericalismo de que tão injustamente fui alvo não resisto a dedicar ao «Teologia» este post de hoje, onde sincera e desassombradamente (e obviamente sem qualquer ponta de anti-clericalismo), faço uma pequena citação de um Papa.
Um Santo Padre, um ilustre herdeiro da cadeira de Pedro, cuja santidade e infalibilidade ninguém ousará pôr em causa - e com quem todos os católicos decerto concordarão - e que será o primeiro com que inicio uma série de posts que intitularei genericamente «Citações de Ateus Famosos».

Desta vez trata-se de uma pequena e singela citação do mui ilustre Papa Leão X, que esteve sentado na cadeira de Pedro entre 1513 e 1521 (e que decidiu a excomunhão de Martinho Lutero), e que um belo dia numa carta dirigida a um cardeal lhe disse da sua infalível e sacrossanta cátedra assim:

- «Desde os tempos imemoriais que se sabe quão proveitosa nos tem sido esta fábula de Jesus Cristo».

E pronto.
É tudo por hoje.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com