quinta-feira, 21 de junho de 2007
O Conto de Fadas
<- (clicar sobre a imagem à esquerda),
Avi Lewis entrevista Richard Dawkins, o autor do livro «The God Delusion», obra a que aquele curiosamente chamou «a origem das espécies» desta "vaga" de livros sobre ateísmo que foram recentemente publicados e que têm ocupado os tops de vendas de livros um pouco por todo o mundo.
Nesta entrevista Richard Dawkins diz (mais ou menos isto) a determinada altura:
«De facto, há uma coisa sobre a qual vale a pena meditar se acreditarmos em algo que, se pensarmos bem, nós próprios nos apercebemos que em nada difere e que tem tão pouca substância ou razoabilidade como um qualquer conto de fadas dos irmãos Grimm.
Na verdade, ninguém pensa em respeitar uma pessoa que acredita que é literalmente possível que alguém que se pica num dedo se pode transformar num sapo, ou qualquer coisa assim do género.
Ora, o que é verdade é que as coisas em que as pessoas religiosas acreditam são, em cada pequeno pormenor, tão absurdas como qualquer conto de fadas.
No entanto, as pessoas religiosas exigem-nos que nós as respeitemos - a elas e às suas crenças - somente porque um dia resolveram chamar "religião" àquilo em que acreditam, em vez de lhes chamarem antes, muito simplesmente... "contos de fadas"».