quinta-feira, 26 de abril de 2007

 

O Curandeiro Místico



O filme abaixo mostra-nos um excerto do famoso programa da televisão americana «Ripley’s Believe It Or Not».
Desta vez são-nos reveladas as fantásticas habilidades de um tal Master Jo, um «curandeiro místico» que desafia «tudo aquilo que a medicina ocidental nos ensina sobre a fisiologia humana».

O Master Jo é-nos apresentado como um verdadeiro especialista em «Qigong», precisamente uma das três formas da antiga medicina tradicional chinesa.
As outras duas, como é sabido, são a «herbologia» e a «acupunctura».

O próprio Master Jo diz-nos que trata dores de cabeça, problemas de estômago, problemas de rins, problemas ginecológicos e de infertilidade, dores reumáticas, artrite e até o cancro.

Mas não recorre à herbologia ou sequer à já corriqueira acupunctura que, como toda a gente sabe, consiste no equilíbrio das forças opostas do Yin e Yang através da manipulação do «Chi», que é a energia que flui no corpo humano através de 14 caminhos principais chamados «meridianos», e que recorre à inserção de agulhas em pontos específicos do corpo de forma a remover as obstruções do «Chi» que são prejudiciais à saúde.

Em vez disso, o Master Jo trata os seus pacientes recorrendo ao «Qigong», a outra forma da medicina tradicional chinesa, que há mais de dois mil anos usa a «energia» como forma de cura.
E é precisamente à libertação desta «energia interior» que o Master Jo recorre para tratar os seus pacientes e para aquecer toalhas a altas temperaturas utilizando somente as mãos, tudo isto filmado por uma câmara sensível à temperatura.

No final do filme o fantástico Master Jo ainda nos demonstra que é possível caminhar em simples folhas de papel presas em molduras de madeira sem as rasgar, porque se consegue fazer a si próprio mais leve ao concentrar e controlar a sua energia.

Para dar maior credibilidade a esta espantosa técnica milenar da medicina tradicional chinesa que é o «Qigong» (aliás tão milenar como a herbologia e a acupunctura), o programa de televisão recorreu ao Dr. Michael Upsher, um médico anestesiologista reformado, que em frente às câmaras e para quem quiser ver é tratado a uma artrite que a medicina ocidental nunca tinha conseguido curar.
O próprio Dr. Michael Upsher confessa-se tão maravilhado com o «Qigong» como incapaz de o explicar à luz da medicina ocidental.

O que é curioso é que o Dr. Michael Upsher é, sem sombra de dúvida, a pessoa ideal para comentar mais esta extraordinária forma da medicina tradicional chinesa e a incrível técnica deste fantástico «curandeiro místico» que dá pelo nome de Master Jo.

De facto, se repararmos bem e com muita atenção, que outra pessoa poderia ter dado mais credibilidade a tudo isto do que um médico anestesiologista reformado usando aquele maravilhoso e fantástico... capachinho?...





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com