segunda-feira, 5 de março de 2007

 

E vão cinco!



Os ex-padres católicos Richard Sipe, Thomas Doyle e Patrick Wall, que escreveram o livro «Sex, Priests and Secret Codes: The Catholic Church's 2,000-Year Paper Trail of Sexual Abuse», mais concretamente Sipe, um psicoterapeuta, afirma que a investigação que os três autores conduziram lhes permitiu concluir que 9% dos padres americanos dos últimos 50 anos abusaram sexualmente de menores.

Assim, não é de espantar que mais de uma dúzia de arquidioceses americanas tenham considerado a declaração de falência na sequência de milhares de acusações de pedofilia perpetrada por padres e outros eclesiásticos da ICAR – cerca de 10 000 em todos os Estados Unidos -, embora algumas tenham conseguido escapar à falência apenas com ameaças.
Por exemplo, a arquidiocese de Dallas ameaçou declarar falência e conseguiu baixar de 119 para 23 milhões de dólares as indemnizações devidas às vítimas do clero texano.

Menos sorte teve a diocese de San Diego, que acabou de abrir falência ao falhar uma tentativa análoga de resolução de 150 casos de abuso sexual de menores envolvendo 60 padres.

San Diego junta-se assim a mais quatro delegações locais da Igreja de Roma que declararam falência na sequência do escândalo da pedofilia que abalou o catolicismo americano no início de 2002: a arquidiocese de Portland no Oregon e as dioceses de Spokane – Washington -, Davenport – Iowa - e Tucson - Arizona.

De acordo com o bispo Robert H. Brom, a diocese optou pelo capítulo 11 da lei da falência americana para evitar que as indemnizações pedidas esgotassem os recursos disponíveis e outras vítimas de clérigos pedófilos ficassem assim sem possibilidade de serem compensadas.
Diria que é uma boa desculpa mas que não creio plausível. Isto é, há certamente mais vítimas mas não acredito que pela primeira vez um responsável católico pense nas vítimas e não nos cofres da Igreja.

Especialmente depois de William Skylstad, o presidente da Conferência episcopal americana, na linha de Bento XVI ter ignorado as vítimas reais dos abusos, as crianças brutalizadas, apresentando a Igreja como uma vítima inocente no escândalo da pedofilia...

- Um artigo de Palmira F. da Silva



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com