quinta-feira, 13 de julho de 2006

 

Cartas ao Director



De um assíduo leitor do «Random Precision», e a propósito do post «Como um ateu vê um crente», recebi o texto que não resisto a publicar.

Como também não resisto a fazer um pequeno e singelo comentário ao seu autor:
- Benza-te Deus, pá!

Pronto.
Feito o comentário, então aqui vai o copy/paste:

«Senhor Doutor LGRodrigues:

Permita-me Vosselência que me insurja contra o teor do post intitulado “Como um ateu vê um crente”.
Ter o topete (com a devida vénia ao ex-ministro DFA) de descrever como vê um ateu determinada realidade já é uma ousadia de monta, pois que o Mundo está cheio de pessoas que partilham tal qualidade mas que apresentam fortes divergências entre si. Um Ateu, como Vosselência bem sabe, é uma criatura que não acredita na existência de Deus. E não mais do que isso.
Vosselência não é mais ateu do que eu por se sentir no direito (e possivelmente até na obrigação) de passar a vida a insultar os crentes (num deus maior ou menor, para o caso tanto faz) e a tentar provar que Deus não existe – embora, como também sabe muito bem, seja difícil estender tal afirmação a outros deuses e deusas que por aí pululam.
Em certa perspectiva, poderá mesmo afirmar-se que Vosselência também é um crente. E ir mesmo mais longe: Vosselência é um crente evangelizador pois, qual testemunha de Jeová armada com bonitas brochuras contendo na capa leões confraternizando com antílopes ao lado de famílias inteiras cultivando gardénias - mas sem miscenização das raças – sente, como bem se comprova no post em referência, uma irreprimível necessidade de espalhar o seu credo pelos quatro ventos e de convencer essa “pobre gente” que crê a abandonar o(s) seu(s) deus(es).

Conheço-o o suficiente para saber que Vosselência é sincero e crê efectivamente nessa sua cruzada, crê na inexistência de Deus (quanto às deusas e em especial às santas milagreiras já teria mais dificuldade em fundamentar convicção análoga) e sente uma compulsão em espalhar essa sua “verdade” e fazer com que todos os outros creiam nela.
Ou seja: Vosselência é, de facto, um Crente! E um fiel devoto do Deus dos Ateus. Converteu-se num verdadeiro missionário do ateísmo.
O que o converte numa criatura apenas ligeiramente diferente de um qualquer taliban, não fora a escassa barba que só por vezes ostenta. (Um destes dias ainda descobrimos que tem uma avença com o espírito santo, mas isso são outras questões)
Muitos e variados argumentos poderiam ser aduzidos em sustentação desta minha teoria (e não crença, repare bem). Desde logo, essa tentação totalitária de presumir que pode falar por todos os ateus. E saber o que eles pensam e sentem.
Fique Vosselência sabendo que para mim, que sou ateu, o “Diário Ateísta” contém um acervo de disparates em tudo comparável aos diferentes livros sagrados das várias religiões, sendo que estes têm a seu favor o facto de terem sido escritos há muitos anos e poderem invocar por isso a conveniência de uma interpretação actualizada. E que me desagrada profundamente a atitude que transparece nos textos dos escribas de tal blog, patenteando a ousadia de se assumirem como porta-vozes dos ateus e levando-me por vezes a supor que seriam capazes de cremar vivos a todos aqueles que se negassem a reconhecer a inexistência de Deus.
Que eu saiba ninguém lhes conferiu mandato para tanto.
E tal atitude constitui, por outro lado, um radicalismo em tudo semelhante ao fanatismo religioso.
Oh meu deus! (com a devida vénia a um grande causídico da nossa praça).
Entre acreditar num Deus ou ser apóstolo de um Não-Deus, venha o diabo e escolha.
E, sobretudo, fale por si, Homem de deus! Se quiser escrever “como é que este Ateu Militante vê os crentes”, eu ainda lhe poderia dar uma cabeçada no peito (foi um gesto misericordioso que vi recentemente fazer da televisão e que me inspirou) por solidariedade para com pessoas que muito estimo e que acreditam em religiões várias, sentindo-me no direito de tirar desforço dos insultos sobranceiros que lhes dirige.
Embora, como é meu costume, estou convicto de que transigiria, relevando mais essa atitude intolerante de Vosselência.
Agora pretender que é assim que a generalidade dos ateus (entre os quais me conto) vê aqueles que Acreditam é uma veleidade insustentável, só comparável a pretender que um abichanado X5 merece ser considerado um jipe de verdade (esta é para a tt).

Permita-me, por outro lado, que comungue consigo numa outra perplexidade. Ao longo da minha vida tenho encontrado pessoas incontestavelmente inteligentes, muitas delas ligadas às ciências experimentais, que são profundamente religiosas. Nunca até hoje consegui compreender tal fenómeno. Não consigo descortinar o que leva tais criaturas a acreditarem num Ente Supremo, que transcende a ciência, o conhecimento e a razão. Mas não tenho dúvidas de que estou em presença de pessoas informadas, cultas e superiormente inteligentes.
Só posso imaginar que elas encarem o “mistério da Santíssima Trindade” com a mesma atitude que eu adopto perante o mistério que é para mim a sua “Fé”. O que lhe autoriza a si, Senhor Doutor, a tremenda ousadia de pensar e o topete (com a devida vénia ao ex-ministro DFA) de sustentar publicamente que os crentes são débeis mentais?
Seguramente o mesmo tipo de atitude que leva outras franjas da sociedade a condenarem tudo aquilo que não compreendem. A mim, que sou ateu, não me passaria pela cabeça atribuir a responsabilidade pelo facto de hoje chover ou não chover a um qualquer S. Pedro ou à respectiva Entidade Patronal.
Mas longe de mim condenar e chamar mentecapto a quem peça a Santa Bárbara que nos proteja dos raios que não nos partam. Mas também não me passaria pela cabeça estabelecer conexões entre a Nossa Senhora de Fátima ou a Igreja que a criou e os desvarios de um qualquer cabo, seja ele de esquadra ou da GNR (cfr. post de há alguns dias atrás).
De resto, mesmo acreditando piamente (deverá dizer-se agora “beneditamente”?) em que Deus não existe, Vosselência acredita em milagres. Já presenciou vários, pois há fenómenos que só por milagre se podem explicar. Cuido que Vosselência em pessoa já realizou mesmo alguns milagres. Vosselência tem clientes (e não só) que lhe atribuem qualidades milagreiras e que ficam em transe ou de olhos arregalados com as suas habilidades processuais. E Vosselência o que faz quando lhe imputam a autoria desses milagres? Remete-os para o Código de Processo? Não! Fica-lhes com a fama, quando não também com o proveito.

E não se atreva a pedir-me exemplos!
O facto de Vosselência não conseguir compreender convicções alheias não lhe dá o direito de achincalhar quem as professa. Tal como Vosselência até podia não gostar de homosexuais (o que sei não ser o caso, em particular na sua vertente feminina), mas isso não lhe daria o direito de andar pela ruas mimoseando-os com epítetos ofensivos (atitude da qual eu confesso saber que Vosselência seria incapaz).
A mim pouco me importa que Alá seja grande ou pequeno. Como ateu que sou, limito-me a não acreditar que ele exista. O que eu não gosto é de profetas. Sejam eles de Alá, de Jeová, de Deus ou dos Ateus. Escrevam eles na Bíblia, no Corão, ou no Diário Ateísta.
Porque, invariavelmente, os profetas são intolerantes para todos os que não crêem nas suas profecias. Mas ainda me chateia mais que façam profecias em meu nome.
Eu sou ateu e não me riu da fé dos que a têm - e muito menos dos que têm fé. E prefiro mil vezes (bem, talvez só 900...) um crente tolerante e que não me chame estúpido por entender que a existência de deus se mete pelos olhos adentro de qualquer pessoa, do que um profeta do Ateísmo convencido de que todos os crentes são curiosidades antropológicas.

Tenho Fé de que tu vais publicar este texto no teu blog. Para tentar mostrar - em vão - que afinal não és assim tão intolerante.

Já te chamei “palhaço” hoje? Desculpa mas tinha que ser... ».


Pronto!

Feito o copy/paste, só mais um pequeno comentário:

- Ouve lá, pá: alguma vez me ouviste chamar débeis mentais aos adoradores do Deus «Cágau» ou de qualquer outro Deus?

Eu até considero muitos crentes que conheço uns gajos porreiros.

Gente simples, sim. Mas uns gajos porreiros!




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com