quarta-feira, 29 de março de 2006

 

A Expulsão



Segundo o «Público», o ministro dos Negócios Estrangeiros Freitas do Amaral será recebido na próxima quinta-feira pelo seu homólogo canadiano para discutir «a repentina mudança de orientação» das autoridades do Canadá em relação aos portugueses que se encontram indocumentados.

É de louvar a pronta reacção da diplomacia portuguesa em defesa dos nossos compatriotas que se encontram imigrados no Canadá, a quem se deseja, obviamente, o melhor sucesso neste caso.
Até porque a decisão de expulsar os portugueses não estará desligada de uma política xenófoba (e até racista) bem típica dos governos de direita, como é actualmente o caso do Canadá.
Aliás, a ordem de expulsão formulada com apenas alguns dias de antecedência bem demonstra uma chocante falta de consideração e humanidade para com os imigrantes.
E isso, de facto, envergonha todo o povo canadiano.

Mas é também preciso ter em conta que os portugueses que agora receberam ordem de expulsão são precisamente aqueles que quando solicitaram o seu visto de permanência provisória no Canadá invocaram falsamente estar a ser vítimas de perseguição política e religiosa em Portugal.

O que, bem vistas as coisas, também não deixa de envergonhar todo o povo português...





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com