terça-feira, 31 de janeiro de 2006
Tudo vale a pena…
A pouco mais de 24 horas de se apresentarem na 7ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa para iniciarem o processo do seu casamento, a Teresa e a Lena ainda estão absolutamente perplexas com as inesperadas dimensões do impacto mediático desta sua iniciativa.
Ainda antes da sua comparência na Conservatória já os três canais de televisão e praticamente todos os jornais portugueses as entrevistaram e fizeram reportagens mais ou menos alargadas sobre o assunto.
Para além disso, foram também já contactadas para entrevistas pela T.V.E e pela Agência France Press.
Todos os órgãos de informação são unânimes em reconhecer a sua coragem e, simultaneamente, em criticar a hipocrisia do poder político português, que persiste em ignorar o problema quando, pela via legislativa, podia muito bem dar-lhe imediatamente uma resposta digna e humana.
Quem sabe a divulgação desta notícia no estrangeiro desperte algumas consciências...
Como não podia deixar de ser, perguntei à Teresa e à Lena como estavam a viver toda esta exposição pública e toda esta devassa da sua vida privada.
Responderam-me relatando-me um pequeno acontecimento:
Depois dos três artigos publicados pelo «Público» e da reportagem da SIC, a Teresa e a Lena passeavam calmamente no passado Domingo numa rua da pequena cidade onde vivem.
Até que uma senhora que passava de automóvel as reconheceu. Parou subitamente, abriu o vidro do carro e disse-lhes:
- Parabéns pela vossa coragem!
E sem dizer mais nada, prosseguiu o seu caminho.
E disseram-me:
- Pergunta-nos se valeu a pena? Depois de anos a ser discriminadas e de humilhações sem fim, uma pessoa que não conhecemos de lado nenhum diz-nos isto na rua?
- Só por isto já tudo valeu a pena!