terça-feira, 14 de junho de 2005

 

LIVE 8


O acontecimento musical do ano será sem dúvida o «Live 8».

Uma vez mais resultante de uma notável iniciativa de Bob Geldof, que recusa chamar-lhe um «Live Aid 2», este conjunto de concertos denominados «Live Eight» destinam-se a sensibilizar os dirigentes dos 8 países mais ricos e industrializados do mundo – os G8 – para a extrema pobreza que se vive em tantas regiões do nosso planeta.

Segundo as próprias palavras de Bob Geldof, «estes concertos constituem um ponto de partida para uma «Longa Caminhada para a Justiça», a única forma de fazermos com que as nossa vozes sejam ouvidas em uníssono»
«Os líderes dos G8 têm ao seu alcance a possibilidade para alterar a História. Mas só serão determinados a fazê-lo se dezenas de milhar de pessoas lhes disserem «basta!».
«Duplicando a sua ajuda, cancelando as dívidas e proporcionando um comércio internacional mais justo, os G8 podem mudar o futuro de milhões de homens, mulheres e crianças».


Os concertos contarão com dezenas dos mais famosos e populares artistas da actualidade e terão lugar no próximo dia 2 de Julho em Londres, Paris, Berlim, Roma e Filadélfia. Um sexto concerto será ainda realizado na Escócia, no dia 6 de Julho, data da próxima cimeira dos G8.


E pode-se dizer que um milagre foi já conseguido!
O inimaginável vai mesmo suceder: os Pink Floyd actuarão no Hyde Park, em Londres, novamente com a sua composição original, pois a David Gilmour, Rick Wright e Nick Mason irá agora juntar-se Roger Waters, especialmente para este espectáculo.

A propósito desta reunião com Roger Waters, que ocorre 24 anos depois de os Pink Floyd terem pela última vez tocado juntos, David Gilmour declarou:

«Como a maior parte das pessoas quero fazer tudo o que estiver ao meu alcance para persuadir os líderes dos G8 a tomarem verdadeiros compromissos para acabar com a pobreza e para aumentarem a ajuda ao terceiro mundo»
«Quaisquer questões que a banda tenha tido com Roger no passado não têm qualquer importância neste contexto. E se a nossa reunião para este concerto ajudar a chamar a atenção para aqueles problemas, então ela terá valido a pena».



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com