quarta-feira, 25 de maio de 2005

 

O Comissário


António Guterres é o novo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

O ACNUR, que tem sede em Genebra, tem um orçamento anual de mil milhões de dólares e tem seis mil funcionários ao seu serviço, espalhados por 115 países, tem a espinhosa missão de prestar assistência a mais de 17 milhões de pessoas desalojadas.

Depois de um complicado jogo de interesses e de influências internacionais, onde se destacavam os candidatos francês e dinamarquês, terão provavelmente sido primordiais para a escolha de António Guterres a entrevista pessoal a Kofi Anan e o seu prestigiado currículo pessoal e político.

Esta escolha honra e prestigia Portugal.

Aliás, ela foi unanimemente realçada por responsáveis de todos os quadrantes políticos e sociais, incluindo todos os líderes dos partidos da oposição.

O próprio presidente do PSD, Marques Mendes, declarou:
«O PSD congratula-se com a escolha do engenheiro António Guterres para o cargo de ACNUR. É mais um português a ocupar um lugar de prestígio».

E como às vezes não sabe estar calado, Marques Mendes lá resolveu borrar a pintura toda e acrescentar:
«Tal como no passado nos congratulámos com a escolha de Durão Barroso para a presidência da Comissão Europeia, não podemos agora, do mesmo modo, deixar de apoiar a escolha de António Guterres para o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os refugiados».

Vindas de Marques Mendes, não podem estas declarações resultar de um simples acaso.
Dizer que apoia a nomeação porque politicamente já se adoptou no passado a mesma atitude em circunstâncias semelhantes, não é mais do que uma maneira diplomaticamente cínica como outra qualquer de Marques Mendes desvalorizar a nomeação de Guterres.

É como o adepto de futebol que pensa que está a tomar uma atitude «politicamente correcta» quando diz que apoia o clube rival que está a disputar um jogo internacional.
Mas que lá no fundo o que deseja mesmo é a sua derrota.

Só que não tem coragem de o dizer publicamente...



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com