quarta-feira, 23 de março de 2005

 

O Pai da Filha


Já era professor naquela escola de Camarate há mais de um mês, e começava finalmente a familiarizar-se com os problemas daquela turma.
Alunos de uma comunidade muito pobre, que parecia conjugar todos os problemas da grande cidade com as dificuldades dos subúrbios semi-rurais de Lisboa.

Mas naquele dia, quando estava a combinar com os alunos a data do teste, foi com indisfarçável espanto que o professor ouviu aquela rapariga dizer-lhe:
- Nesse dia não posso, S’tôr. Tenho de ir ao pediatra com a minha filha.
De facto, um motivo absolutamente válido. Mesmo para uma aluna de 14 anos de idade...

No fim da aula chamou-a, para lhe falar a sós:
- Tu tens uma filha?
- Tenho. Faz agora 4 meses.
- E o pai da menina? Assumiu a paternidade e ajuda-te?
- Sim, S’tôr. Ele trata de tudo. Nunca faltou nada à bebé.
- E acompanha a menina, está com ela e tudo?
- Oh sim! Mesmo lá em casa prepara os biberons, muda as fraldas e levanta-se à noite quando a bebé chora e tudo.
- E os teus pais que dizem a isso? Tens 14 anos e já vives com o pai da tua filha?
Riu-se francamente quando respondeu:
- Não! O S’tôr não está a perceber! Todos os meus colegas e o Conselho Directivo da escola já sabem desde o ano passado: o pai da minha filha é o meu próprio pai...



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com