segunda-feira, 21 de março de 2005

 

John DeLorean











John Zachary DeLorean
(6 de Janeiro de 1925 - 19 de Março de 2005)

John DeLorean, que chegou a ser candidato à presidência da General Motors, resolveu um dia prosseguir o sonho de fabricar o seu próprio automóvel,.
Foi assim que em 1973 nasceu a «DeLorean Motor Company» com o apoio de alguns investidores famosos, como Johnny Carson ou Sammy Davis, Jr. e até do Governo britânico.

A «DeLorean Motor Company», na sua fábrica da Irlanda do Norte, produziu cerca de 9.000 unidades de um único modelo, o DMC-12.
Mas foi o suficiente para transformar numa preciosa peça de colecção e num lenda do automobilismo este carro único, que não era pintado, pois era feito de aço inoxidável, com portas de abertura «asa de gaivota» e dotado de um potente motor de 6 cilindros e 2.850 cc.
O DMC-12 ficou famoso com o protagonismo de que rcebeu no filme «O Regresso ao Futuro».
Mas as dificuldades de desenvolvimento do automóvel, aliadas a acusações das autoridades americanas de que Jonh DeLorean traficava droga para subsidiar a construção do carro, acabaram em 1982 por conduzir a companhia à falência.
Já em 1984 Jonh DeLorean acabou por ser ilibado de todas as acusações, embora tarde demais para a sua preciosa companhia.
Resolveu então fundar uma marca de relógios a «DeLorean Time», que nunca alcançou grande sucesso.

À data da sua morte Jonh DeLorean projectava o lançamento de um novo automóvel que tinha recentemente desenhado, e no qual ainda vinha trabalhando nos últimos anos.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com