segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005

 

O Cisma


O Arcebispo de Cantuária e líder espiritual dos anglicanos, Rowan Williams, admitiu que a polémica em torno do casamento entre homossexuais, e da própria recente ordenação do bispo de New Hampshire, Gene Robinson, que é confessadamente homossexual, tem causado graves cisões no seio da Igreja Anglicana.
Enquanto alguns sectores alegam que a Igreja deve interpretar a Bíblia sob o prisma do conhecimento moderno, aceitando as diferentes formas de sexualidade, os anglicanos mais conservadores defendem que a Bíblia ensina que os homossexuais cristãos terão de se arrepender, e até mesmo de abdicar totalmente de uma vida sexual.

A persistência das Igrejas americanas e canadianas em celebrar casamentos entre casais homossexuais, levou mesmo o chefe da Igreja Anglicana a solicitar a sua saída do «Conselho Consultivo Anglicano».
Antevendo inequivocamente um cisma no seio da Igreja Anglicana, Rowan Williams declarou que «serão muito elevados os custos da continuação desta evolução unilateral» e do modo complacente e tolerante como as Igrejas americanas e canadianas têm vindo a encarar a moral sexual e, muito em especial, a questão da homossexualidade.

É nisto que dá a falta de mais uns mil e quinhentos anitos de experiência à Igreja Anglicana.
Porque não fazem os anglicanos o mesmo que os católicos e, quando está em causa a homossexualidade no seio da Igreja e nos membros do clero, não fazem pura e simplesmente de conta... que o problema não existe?...



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com