terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

 

Nat King Cole


Nathaniel Adams Coles nasceu a 17 de Março de 1919 e morreu a 15 de Fevereiro de 1965.

Dotado de uma voz única, mas cujas qualidades ele próprio nunca reconheceu, Nat King Cole foi um extraordinário músico de jazz embora tenha sido o sucesso conseguido em 1950 com «Mona Lisa», uma balada romântica, que definitivamente lhe granjeou fama universal.

Nat King Cole foi o primeiro negro americano a ter o seu próprio programa de rádio. Mas lutou sempre com inúmeras dificuldades para a obtenção de patrocínios publicitários, já que não era vulgar encontrar um empresário que arriscasse ligar o nome do seu produto a um homem negro.
Chegou mesmo a ser atacado no palco durante uma actuação em Birmingham, no Alabama, por membros de um tal «Concelho dos Cidadãos Brancos», que protestavam contra a sua exibição na cidade, e que tentaram mesmo raptá-lo.
Nat King Cole prometeu então nunca mais actuar em qualquer Estado do sul, e cumpriu a sua palavra.

Em 1948 comprou uma casa num bairro branco em Los Angeles, Califórnia. De imediato foi visitado pela «Associação de Proprietários» que o avisaram que não toleravam a presença de “indesejáveis” na vizinhança.
Mas Cole respondeu-lhes:
«Em também não tolero a presença de indesejáveis na minha vizinhança; descansem que se eu vir algum indesejável a aproximar-se, serei o primeiro a apresentar queixa».
Contudo, a sua família nunca deixou de ser incomodada. Eram muitas vezes insultados na rua e era frequente acordarem a meio da noite com manifestações ruidosas na rua ou vidros partidos. Por várias vezes lhes puseram no jardim grandes cruzes de madeira a arder.

Fumador inveterado, morreu de cancro de pulmão no dia 15 de Fevereiro de 1965.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com