segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

 

Enfim, livre


Morreu Maria Lúcia de Jesus e do Imaculado Coração de Maria.
Tinha 97 anos.

Juntamente com os primos Francisco e Jacinta, Lúcia foi aos 10 anos de idade escolhida para ser vidente da Virgem Maria, no lugar da Cova de Iria. Os primos tinham 9 e 7 anos.
Mortos ainda crianças, e já beatificados pela Igreja, Francisco e Jacinta nunca relataram qualquer visão ou conversa com a Virgem.
Francisco, muito tímido e introvertido limitava-se a acenar, sim e não com a cabeça, às perguntas que lhe faziam; Jacinta, invariavelmente dizia: «a Lúcia é que sabe».
Com a morte de Lúcia a canonização dos três videntes deverá ocorrer muito brevemente.

Mas, afinal, que queria a mãe de Jesus - a mãe de Deus - transmitir à Humanidade, escolhendo para esse efeito três crianças?
Pois bem: para além de um segredo em três partes (de que se começou a falar somente algumas décadas mais tarde), e segundo as declarações da própria Lúcia nos dias imediatos às aparições, a Virgem Maria resolveu vir visitar os Homens para lhes dizer, em primeiro lugar, que queria que «se espalhasse a devoção do terço», a fim de evitar «os castigos que pesariam sobre Portugal se os portugueses não se emendassem».
Depois, disse-lhes que «o Nosso Senhor está muito irritado com o pecado dos homens, sobretudo com o pecado da carne».
Finalmente, ensinou-lhes uma pequena jaculatória, que deveriam repetir nas suas orações.

Na aparição de 13 de Outubro de 1917 a Virgem Maria transmitiu a Lúcia que a Grande Guerra acabava naquele mesmo dia e que os soldados portugueses que combatiam em França regressariam a Portugal.
Infelizmente a mãe de Deus não esteve aqui muito inspirada, já que a I Grande Guerra Mundial só terminou mais de um ano depois, a 11 de Novembro de 1918.
Como a guerra não terminasse, foi pedido a Lúcia um esclarecimento sobre a palavras da Virgem. Mas a vidente insistiu:
- A Nossa Senhora disse que mal chegasse ao Céu, a guerra acabava
- Mas a guerra não acabou.
- Acaba, acaba – teimou Lúcia.
- Mas então quando acaba?
- Cuido que no domingo.

Por ter sido escolhida para tão nobre tarefa, as autoridades religiosas decidiram que Lúcia, ainda criança, passaria o resto da sua vida em reclusão, afastada das nefastas influências do mundo.
A sua pena de prisão perpétua durou, assim, 87 anos.

Está, enfim, livre!



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com