quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005

 

Continuo sem conseguir...


No «Quinto dos Impérios», o Fernando Albino parece indignado com o meu post sobre o dia do escutismo.

Diz ele que «a formação cívica, o espírito de camaradagem, o convívio com a natureza, a responsabilização do indivíduo, o respeito pelo próximo, o espírito de iniciativa sejam conceitos difíceis de entender e aceitar por muito boa gente».

Mas, meu caro Fernando Albino, não é isso que está em causa!
Os valores que refere são tão importantes e responsáveis como quaisquer outros.

O que está em causa é a integração desses valores de modo a que não pareçam tão despropositados ou descaracterizados como se resultassem dos estatutos de uma qualquer «Mocidade Portuguesa» ou de uma «Juventude Hitleriana».
Isso sim, é o que está em causa.

E mesmo quando diz que não percebe e não pode admitir que «disfarçado de preocupação pelo bem estar das crianças, se desenvolva um discurso intolerante e ignorante sobre um movimento que devia merecer o nosso respeito e apoio», o que está a fazer é não mais do que partir do fim para o princípio.

Porque saber se o movimento «merece todo o nosso respeito e apoio» é precisamente o que está por demonstrar.
Como está por demonstrar quem é, afinal, intolerante.

Ora, no meu post faço somente duas críticas que, muito curiosamente, o Fernando Albino nem sequer refuta.
E que passam, a primeira delas, pelo militarismo da farda que vestem às crianças, como corolário de princípios de obediência incondicional e de subordinação do indivíduo ao grupo e à comunidade.
E a segunda, pela referência à selecção da entrada das crianças no movimento pela sua orientação sexual e pela sua crença religiosa.
E é tudo.
Pelos vistos são críticas acertadas, pois não tiveram refutação.

Claro que digo ainda que, à crítica da selecção pela crença religiosa, os escuteiros respondem «que existe outra organização similar aberta às demais crenças religiosas, onde as crianças não-católicas se podem perfeitamente inscrever».
E digo também que até hoje ainda não consegui que nenhum escuteiro percebesse que isso ainda é pior do que se houvesse somente uma única organização...

E, pelos vistos, continuo sem conseguir...



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com