quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

 

A Astróloga


Ouvi no programa da manhã da R.T.P., a «Praça da Alegria», a astróloga residente, a inefável Cristina Candeias, a dar uma “consulta” a uma telespectadora que lhe perguntava a opinião sobre determinadas iniciativas que pensava tomar na sua vida:

«Tem de ter muito cuidado com o mês de Maio. Mas o que é melhor é não fazer nada disso que está a pensar nos próximos dois anos. Quer dizer, pode fazer, mas vai correr mal com certeza».

Isto é de uma gravidade inqualificável!

Como é possível que a televisão pública, a mesma que cancelou o programa «Acontece», decerto para pagar a volta ao mundo aos portugueses que a ele assistiam (e pelos vistos o ministro Morais Sarmento já cobrou a sua parte) pague uma avença escandalosamente milionária a esta avantesma?
Como é possível que a administração da R.T.P. persista nesta criminosa negligência e, contra duas deliberações da Alta Autoridade para a Comunicação Social, continue a conceder tempo de antena a este avejão, permitindo-lhe influenciar desta maneira a vida das pessoas?

Já anteriormente aqui dei a minha opinião pessoal sobre o que penso deste tipo de gente, que se aproveita da credulidade e até da situação de fragilidade emocional das outras pessoas para lhes extorquir dinheiro. Mas é que o nº 1 do artigo 217º do Código Penal Português, que define o crime de BURLA, estabelece claramente que:
«Quem, com intenção de obter para si ou para terceiro enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou, determinar outrem à prática de actos que lhe causem, ou causem a outra pessoa, prejuízo patrimonial, é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa».
E o artigo 218º do mesmo código estatui que a pena de prisão aplicável será de 2 a 8 anos se o agente fizer da burla modo de vida ou a pessoa prejudicada ficar em difícil situação económica.

Como é possível que se assista impavidamente a esta criminosa e persistente actividade, daqueles que impunemente fazem profissão de enganar e burlar os outros?



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com