segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

 

Beagle


No dia 27 de Dezembro de 1831 Charles Darwin (então com 22 anos) partiu de Inglaterra com destino às ilhas Galápagos, a bordo do bergantim «Beagle» naquela que seria uma das mais importantes viagens da história da Humanidade.

Charles Robert Darwin nasceu no dia 12 de Fevereiro de 1809 e tornou-se um dos mais famosos cientistas de todos os tempos, pelas suas teorias da evolução e da selecção natural das espécies.
Darwin defendeu que toda a vida na Terra evoluiu e se desenvolveu, gradualmente durante milhões de anos a partir de antepassados comuns, através de um processo que denominou «selecção natural», e afirmou que os milhões de espécies que já povoaram o nosso planeta têm origem numa única forma de vida original diferenciadas a partir de um complexo processo a que chamou «especialização».
A teoria da evolução das espécies de Darwin sustenta que a variação dentro das diferentes espécies ocorreu aleatoriamente e que a sobrevivência ou extinção de cada organismo é determinada pela sua capacidade de adaptação ao meio.

Na elaboração da sua teoria foram determinantes os estudos de Darwin nas ilhas Galápagos, onde as espécies existentes, apesar de endémicas, lhe lembraram outras que vivem em locais muitos distantes, e ainda a correlação com os estudos anteriores feitos por Lamarck (1744-1829), quanto à adaptação das espécies ao meio ambiente em que vivem, e também por Thomas Malthus (1766-1834).
No seu livro “Ensaio sobre o Princípio da População”, Malthus defendeu que ao longo das gerações a competição por alimentos é cada vez maior entre os indivíduos de uma determinada população, já que, apesar do aumento do número de indivíduos, as fontes de alimentação se mantêm constantes.
Isso levou Darwin a pensar que, nestas condições, somente os indivíduos mais aptos poderiam sobreviver, à custa dos indivíduos menos aptos, num processo a que chamou “Selecção Natural”.
Em 1859 Charles Darwin publicou o livro «On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life», ou simplesmente «A Origem das Espécies», a que se seguiram algumas outras obras publicadas até à sua morte em 19 de Abril de 1882.
A teoria de Darwin só recebeu pleno acolhimento no meio científico já no século XX, e somente após as descobertas de Mendel sobre a transmissão hereditária de caracteres, e revolucionou definitivamente o modo como o mundo científico e o homem de uma maneira geral compreendem e encaram hoje a existência da vida no nosso planeta.

A obra de Darwin causou um extraordinário impacto, principalmente nos meios religiosos. E é curioso como ainda hoje, 145 anos depois da publicação do seu livro, tantas pessoas se oponham tenazmente à ideia da evolução, simplesmente porque... acreditam que ela "contradiz" as suas convicções religiosas.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com