terça-feira, 28 de dezembro de 2004
Arquipélago de Gulag
No dia 28 de Dezembro de 1973, o escrito russo Aleksandr Solzhenitsyn publica o livro «O Arquipélago de Gulag».
Aleksandr Isayevich Solzhenitsyn nasceu no dia 11 de Dezembro de 1918 em Kislovodsk, na Rússia. Foi galardoado com o Prémio Nobel da literatura em 1970. Em 1974 foi privado da sua cidadania e exilado da União Soviética, até 1994.
Combateu na Segunda Guerra Mundial, onde chegou ao posto de capitão, e foi preso em 1945 por ter ousado criticar Estaline numa carta escrita a um cunhado. Foi condenado a 8 anos de prisão com trabalhos forçados, que cumpriu em campos de trabalho do sistema prisional soviético conhecido como «Gulag».
O «Gulag» é o acrónimo de “Directoria Principal dos Campos de Trabalho Correcional», e foi criado especificamente para punir os opositores políticos do Estado Soviético.
O tempo que passou nos campos de concentração serviu-lhe de inspiração para os seus primeiros livros: «O Primeiro Círculo» e «Um dia na Vida de Ivan Denisovich», que pela primeira vez chamaram à atenção do Ocidente para a feroz repressão que se vivia no interior da União Soviética.
Mas foi «O Arquipélago de Gulag», a sua monumental história do sistema de campos de trabalho forçado soviéticos para prisioneiros políticos, que tornou impossível quer nos países ocidentais quer também na própria União Soviética ignorarem-se as brutais realidades do regime comunista.
No entanto, ainda hoje, e decorridos já 15 anos sobre a queda do «Muro de Berlim», muita gente não sabe que os seus livros foram escritos.
Ou então, não quer saber...