sábado, 11 de dezembro de 2004

 

Leão X



No dia 11 de Dezembro de 1475 nasceu em Florença Giovanni di Lorenzo de Medici.
Foi Papa da Igreja Católica, com o nome de Leão X, de 9 de Março de 1513 até à sua morte em 1 de Dezembro de 1521.

Ao ser eleito Papa, ficou célebre a sua declaração: «Uma vez que Deus nos conferiu o pontificado, vamos aproveitá-lo!»
Vai daí, começou por organizar uma parada triunfal em Roma que incluiu bobos, músicos e animais selvagens, rematado por um jantar monumental com sessenta e cinco pratos na ementa.
Um "pequeno contratempo" nas celebrações foi a morte de um rapaz que, para divertimento dos convidados, tinha sido pintado com ouro e embelezado com umas asas, simbolizando um anjo. O rapaz morreu ainda durante as celebrações, vítima de envenenamento pelo ouro que cobria a sua pele. Mas o Papa e os seus convidados não se deixaram no entanto abater e os festejos continuaram, não menos exuberantes, para gáudio do prelado.
A sua extravagância característica valeu-lhe bastantes inimigos e pelo menos uma tentativa de assassinato, que falhou. O estilo esbanjador do seu reinado e a construção da Basílica de São Pedro, em Roma, deixaram o Vaticano na bancarrota.
Para colmatar o estrago, Leão X resolveu vender indulgências. Como consequência, Martinho Lutero, mais tarde excomungado pelo Papa, afixou as suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg e iniciou o «Movimento Protestante».

Será caso para dizer: «O dia em que nasceu moura e pereça»



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com