segunda-feira, 13 de dezembro de 2004

 

A Falência


O Papa João Paulo II deixou uma palavra de alento e esperança para a Igreja nos EUA, seriamente afectada pelos escândalos de pedofilia que envolveram o clero norte-americano.

De facto, segundo um relatório da Conferência episcopal dos Estados Unidos, mais de 4.000 padres norte-americanos foram considerados culpados de abusos sexuais a menores entre 1950 e 2002. O Papa confirmou “a profunda dor” que por causa deste escândalo partilhou com o clero norte americano nos últimos anos.
Embora não se tenha referido às suas vítimas ou à “profunda dor” por estas sentida.

João Paulo II também não se referiu às indemnizações devidas pela Igreja às vítimas de tantos anos do clero pedófilo americano.
Nem disse que, desde que se tornaram públicos os casos de abuso sexual cometidos por clérigos, a diocese norte-americana de Spokane, no Estado de Washington, se tornou já a terceira a pedir a falência (depois das dioceses de Portland e Tucson), encontrando-se agora sob a protecção de um tribunal especializado, com o objectivo de reestruturação e não de liquidação.

O Santo Padre também não manifestou qualquer intenção de disponibilizar as finanças do Vaticano para o pagamento das indemnizações, que são devidas a mais de 120 crianças que foram sexualmente abusadas por sacerdotes daquela diocese.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com